O Homem do Norte | Vale a Pena Assistir?

   Olá pessoas da minha internet!

O Homem do Norte (2022) é o mais novo filme do cineasta Robert Eggers (diretor de A Bruxa e O Farol). Diferentemente dos filmes anteriores, o terceiro filme de Eggers não é fruto da produtora A24, mas apesar disso, a obra tem todos os traços dos quais já estamos acostumados a ver nos trabalhos do cineasta. 

Produzido e distribuído por New Regency, Focus Features e Universal Pictures, respectivamenteo filme conta com nomes de peso no elenco, já bem conhecidos em Hollywood. Entre eles estão:  Ethan Hawke, Nicole Kidman e o protagonista Alexander Skarsgård. A atriz Anya Taylor Joy, que já havia trabalhado com Robert Eggers em A Bruxa (2015) também tem um papel de destaque na trama, e além disso, o filme conta com uma pequena, porém emblemática participação da cantora, compositora e atriz Björk, além da presença de Wilem Dafoe, que também trabalhou anteriormente com Robert Eggers em O Farol (2019).



O filme se passa em 895 D.C, na era dos vikings. A história faz meio que uma alusão à Tragédia de Hamlettanto que até o nome do personagem principal pega carona na peça teatral (Alexander Skarsgård interpreta o príncipe Amleth, onde trocando a ordem da letra H, temos "Hamlet"). Basicamente é a história do rei traído pelo próprio irmão, onde anos depois, o filho do rei volta para se vingar do tio e salvar a mãe. Essa mesma história você já deve ter assistido também em O Rei Leão, e apesar disso, contar mais sobre a trama seria spoiler, já que em "O Homem do Norte" as coisas são bem mais violentas. 

O fato é que apesar de algumas batalhas, mortes e sangue, o filme tem sido vendido como um épico de guerra nórdica com violência do início ao fim, quando na verdade, não é. Sim, a gente vê algumas decapitações, um nariz sendo arrancado, uma espada que entra, uma tripa que saimas também não chega a ser um "Jogos Mortais dos Vikings" não, tá? Então antes de ir assistir o filme, é importante saber que a trama é bem mais drama e suspense do que qualquer outra coisa.



A fotografia do filme é bem escura em vários pontos, não só nas cenas que se passam durante a noite, como também em algumas durante o dia. Entretanto, a paisagem irlandesa com grandes montanhas verdejantes é muito bem explorada e deixa a fotografia do filme belíssima em diversas cenas. Detalhista como é, o diretor Robert Eggers fez um trabalho excelente trazendo embarcações muito bem feitas que nos transportam à épocas passadas, e as atuações de todos os atores envolvidos está excelente. 

Como mencionei, apesar de ter sim uma certa violência, num geral o filme é bem ponderado, trazendo cenas fortes em momentos bem específicos e nada que vá chocar muito as pessoas. O ritmo dos filmes deste cineasta costuma ser lento, trazendo mais suspense do que qualquer tipo de ação, e neste filme não é diferente. É estranho dizer isso sobre um filme que basicamente trata-se de uma história viking, né? Mas é como costumo dizer: este é o jeitinho Robert Eggers de contar histórias, e suas histórias são assim, 8 ou 80, amadas por muitos, mas odiadas por outros. 

A trilha sonora também é bem interessante. Em muitos pontos me lembrou o filme A Bruxa, primeiro filme do diretor. E por falar nisso, em uma cena bem específica, a personagem de Anya Taylor Joy é chamada de bruxa pelo personagem de Alexander Skarsgård. Coincidência, ou ironia?


Minha Opinião

De modo geral, curti muito esse filme. Foi com ele que abri minha temporada de volta ao cinema, pois devido à pandemia, foram quase 3 anos longe das telonas. Eu estava com uma expectativa alta, primeiro por ser um filme de Robert Eggers (O Farol até nem é tão querido por mim, apesar de gostar muito dele, mas A Bruxa definitivamente virou um dos meus preferidos do cinema de horror).

Fotinho que postei no @Cafecomnaftalina, me segue lá no insta :)

O segundo ponto que me chamou a atenção, foram algumas cenas do trailer que continham muitas lutas e batalhas. Eu não assisti o trailer completo, porque ultimamente os trailers estão entregando demais e estragando a experiência, mas o que vi foi o suficiente para me deixar com vontade de conferir o filme. Não só eu, mas também diversas outras pessoas podem ter se sentido enganadas nesse ponto, pois como já disse aqui e vou repetir, o filme não é só violência o tempo todo, diferentemente do ar que é passado no trailer. Mas mesmo assim, valeu a pena ter voltado ao cinema para assistir esse filmão da porr@, recomendo demais.

Assista ao Trailer:


Minha Nota: ⭐⭐⭐

Quem curte o trabalho deste diretor provavelmente irá adorar esta obra, mas se você não curtiu A Bruxa e nem O Farol, dificilmente irá curtir O Homem do Norte. Sim, ele tem um pouco mais de ação que os anteriores, mas nada de muito extraordinário, não. Eu curti demais e mal posso esperar pelo lançamento desse filme em mídia física para poder tê-lo na coleção. #Recomendo.

Mas e você, já assistiu o filme? O que achou? Me conta aqui nos comentários! 


3 comentários:

  1. Olá Michele. Gostei muito de "O Homem do Norte" também. O Robert com 3 filmes
    no currículo já se consagrou, que diretor minha nossa!
    Que bom que voltou aos cinemas a tempo de ver Top Gun Maverick
    não perca a chance de ver este na tela grande hein! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Grande filme , adorei , conheci esse diretor por causa da Michele!

    ResponderExcluir
  3. Não me conformo que o filme não tenha feito o mesmo sucesso que os filmes anteriores do diretor!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.