Filmes para celebrar 20/07 - Dia do Amigo

Hoje, dia 20 de julho comemora-se o dia do amigo. Para lembrar essa data, trago uma lista de filmes cujo o tema é amizade. E não são apenas filmes com amizades perfeitas, pois na vida real nem sempre é assim.

Muitas vezes nos enganamos com as pessoas, pensamos que elas estão nos fazendo um bem enorme, mas no fim descobrimos que elas estão acabando com a nossa vida. É o que mostra o filme Aos Treze (2003), que conta a história de Tracy, uma menina toda certinha, estudiosa, boa filha, mas que ao começar uma amizade com Ivie se torna uma adolescente problemática, usando drogas, explorando o sexualismo e desafiando a família. 

Más influencias? Pode-se dizer que sim, mas se você tem cérebro e sabe usar não vai cair na lábia de qualquer um, né? No final do filme, quando as sacanagens feitas pelas garotas são descobertas pelos familiares, Ivie (a "mal caminho") tira o corpo fora e coloca tudo nas costas de Tracy (a "vítima ingênua"). Isso que é amiga, hein!👀


Mas se aos treze você começa a conhecer gente que te coloca em maus lençóis, volte aos doze e tenha amizades puras, sem malícia e verdadeiras, como os quatro amigos de Conta Comigo (1986). Baseado no conto "O Corpo", de Stephen King, o filme mostra a longa caminhada de Gordie, Chris, Teddy e Vernie em busca do corpo de um adolescente desaparecido na mata. E como sempre em toda roda de amigos, ali você encontra: o gordinho atrapalhado, o revoltado, o "meio louco" e o "menos louco". Um ótimo filme, com ótimos atores e uma ótima história. Clássico da Sessão da Tarde, quem não conhece esse filme não é desse planeta! 



Como podemos ver, as amizades mais sinceras são aquelas conquistadas com o tempo, ou que nascem da inocência. Infelizmente há pessoas que se aproximam umas das outras por interesse, mas, não há dinheiro que possa comprar uma amizade verdadeira. É o que podemos ver no filme Namorada de Aluguel (1987), que apesar de em inglês o filme se chamar Can't buy my love (nome da música tema interpretada pelos Beatles), que ao pé da letra nos sugere que não há dinheiro que compre o amor, este filme passa a mensagem que o dinheiro não pode comprar nem o amor, e nem amizade. 

Isso porque Ronald, um jovem estudioso e normalzinho tem como umas das ambições de vida ser popular, e ter amigos populares, já que seus amigos são excluídos do mundo e se reúnem apenas para estudar e jogar cartas. Então ele tem a ideia de "alugar" a companhia da garota mais popular do colégio para pode se aproximar de populares e ser um deles, mas ao final seu plano é descoberto e ele fica com cara de babaca, e só assim ele entende que amigos não se compram, se conquistam. 


Caso você seja uma pessoa excluída da sociedade também, que tal criar um amigo imaginário? Foi o que  Grace fez no filme Day-o, um amigo de infância (1992). Na realidade, Grace cria o amiguinho invisível logo na infância, quando é deixada de lado pois há um novo bebê para a família babar em cima. Mas quando adulta, Grace começa a ter problemas, e seu amigo reaparece para ajudar. 


Curtiu a lista? Tem mais outras de outros temas lá no canal Café com Naftalina, no Youtube!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.